O porquê de termos uma “cova” debaixo do nariz e a sua função

A anatomia humana é uma obra de arte maravilhosa e temos inúmeras partes do corpo cuja função não sabemos qual é. Um exemplo é a “cova” que temos debaixo do nariz. Todos a temos e sabemos que está lá quando a vemos no espelho todos os dias, mas para que serve exatamente?

Conhecida cientificamente com filtro labial, esta depressão está em baixo do nosso nariz e vai até ao lábio superior. Durante o desenvolvimento, um embrião começa a desenvolver caraterísticas faciais entre as 6 e as 8 semanas. Por incrível que pareça, o filtro labial marca a área onde a face humana se funde numa só durante o desenvolvimento no útero. De acordo com o Dr. Michael Mosley, “As três secções principais do puzzle encontram-se no lábio superior, criando a depressão que é o filtro labial”. Se a fusão destas partes não ocorrer de forma adequada, pode levar a defeito congénitos, especialmente fenda palatina.

Queres ver como funciona? Vê este vídeo incrível sobre o desenvolvimento da cara de um bebé dentro do útero. O que é ainda mais incrível é que as imagens neste video são de um bebé real!