As crianças herdam a inteligência das suas mães, segundo um estudo

Será que a frase “as mães têm sempre razão” tem algum fundamento científico? Bem, o foco aqui é que um estudo recente veio constatar que as crianças herdam mesmo a inteligência das suas mães e não da parte do pai.

As mulheres têm dois cromossomas X, enquanto que os homens têm um cromossoma X e um cromossoma Y. Os cromossomas X são conhecidos pelos do intelecto e dado que as mulheres têm dois deles, foi assim que a investigação em conclusão conseguiu saltar para conclusões. O estudo, realizado na Escócia, teve como alvo 12.686 pessoas, com idades compreendidas entre os 14 e os 22 anos de idade. Todos os anos, os investigadores foram recolhendo informações acerca deles, como o seu QI e o dos pais, bem como condições académicas e socioeconómicas…

Como já deves ter percebido, o estudo concluiu que o melhor indicador para a inteligência é mesmo o QI da mãe. No entanto, os pais não deveriam, de todo, ficar tristes. Afinal de contas, existem biologicamente hipóteses de os filhos herdarem efectivamente alguma inteligência do cromossoma X dos pais.

A verdade é que quaisquer resultados associados a estudos com inteligência e QI vão sempre ser escrutinados. Afinal de contas, nenhum estudo científico que marque uma posição relativamente ao desenvolvimento do intelecto vai conseguir ser aceite por toda a gente, não é verdade?

Ainda assim, o que dizer deste estudo em específico?