7 coisas que as pessoas costumam sentir antes de morrerem

É um clichê mas é verdade: a única certeza que temos na vida é a morte. É por isso também que uma série de crenças e especulações são feitas sobre esse momento. Afinal, o que podemos exatamente sentir quando a morte é iminente?

Um estudo realizado com 150 pessoas que passaram pela experiência de quase morte tentou definir quais as situações que eram mais recorrentes, assim, trazemos-te de seguida 7 supostos sinais que as pessoas costumam apresentar antes da morte…

1. Paz, serenidade e bem estar

Um estudo realizado pela Universidade do Arizona, EUA, que estudou cerca 150 pessoas que passaram pela experiência de EQM, conhecida popularmente como experiência de quase morte, registou que apenas 3% dos indivíduos categorizavam a experiência como negativa. O resto dos participantes, incluindo aqueles que alegavam possuir certo medo de “irem para o inferno”, narraram que sentiram uma sensação de paz, serenidade e bem estar inigualável!

2. Alucinações

Uma média entre 6% e 23% dos indivíduos que passaram pela experiência de quase morte relataram ter vivido experiências místicas, que variavam entre: túneis que terminavam em luzes, encontros com seres igualmente luminosos e memórias de uma consciências descolado do corpo físico. Pois bem, segundo os olhos da ciência, essas alucinações acontecem devido o estado de perturbação do cérebro mas para muitas pessoas, inclusive as que vivenciaram a situação, a experiência é mística e espiritual.

3. Retrospectiva

Provavelmente você ouviste que um pouco antes de morrer, é comum que algumas pessoas consigam “ver um espécie de filme” das suas próprias vidas, e de facto, algumas pessoas narraram ter passado por tal experiência. Ainda assim, o conceito de “filme retrospectivo” é relativo, mas obviamente quando se está entre a vida e a morte, é natural mentalizar e pensar nos familiares e momentos mais especiais da vida.

4. Pedir perdão espontaneamente por equívocos do passado

Mais uma vez, vale a pena ressaltar que esse tipo de sentimento pode acarretar pessoas que realmente passam pelo “processo da morte”, como aquelas que chegam a ficar um certo tempo internadas em hospitais ou sobre cuidados em casa, visto que elas estão cientes do que está próximo e pode ocorrer.

5. Sonhar com entes já falecidos

Algumas pessoas que passaram pela experiência de quase morte relataram ter visualizado ou sonhado com entes que já partiram. Para os médicos, esses sonhos enquadram-se dentro dos efeitos das alucinações, e ocorrem principalmente porque o individuo está abalado.

6. Frio

Por consequência da fragilidade do corpo, que já está bastante enfraquecido, pode ocorrer a sensação de frio, visto que o corpo já não possui energia o suficiente para manter a pessoa aquecida, e a temperatura natural interna tende a cair.

7. Perda drástica de apetite

Semanas ou dias antes de falecer, é comum que as pessoas percam o apetite ou o interesse total por comida e bebidas, isso também ocorre pela fragilidade do corpo, e o próprio movimento de deglutição se torna desagradável, assim como a boca tende a ficar bastante seca.

FONTE: Factos Desconhecidos