Ingerir uma bebida alcoólica diariamente pode aumentar as chances de viver até aos 90

É justo dizer que são muitas as pessoas que desfrutam de uma boa cerveja ou de um bom copo de vinho. E a verdade é que apesar de ouvirmos constantemente que o álcool é nocivo e até um veneno para a nossa saúde, pelos visos, ingerir a quantidade certa diariamente pode mesmo ajudar-nos a chegar aos 90 anos de idade…

O estudo, conduzido por uma equipa de investigadores no Maastricht University Medical Centre, sugere que beber álcool moderadamente pode ser melhor para uma vida mais longa e saudável, quando em comparação com uma total abstinência do mesmo.

Os investigadores analisaram de perto mais de 5,000 homens e mulheres nascidos entre 1916 e 1917 e os participantes foram questionados sobre os seus hábitos relacionados com a ingestão de álcool em 1986, quando estavam nos seus 60, sendo que todos eles foram seguidos até aos 90. Os resultados, publicados no Age and Ageing, constataram que 34% das mulheres e 16% dos homens sobreviveram até àquela idade, sendo que aqueles que ingeriram 5-15 gramas de álcool por dia mostraram a maior probabilidade de chegar aos 90 anos de idade.

Ora, essa quantidade é equivalente a um pequeno copo de vinho ou a uma cerveja média. No entanto, passar dessas 15 gramas mostrou ter um efeito contrário, sendo que uma ingestão constante de quantidades maiores mostrou antecipar a morte.

Fonte: Oxford Academic