Dizer c*ralhadas enquanto treinas melhora a tua performance

Para além de preparares o teu saco do ginásio e a tua garrafa de água, da próxima vez que fores ao ginásio leva também uma lista atualizada com os teus melhores palavrões, isto se quiseres potenciar o teu treino ao máximo, claro está. Um estudo recente veio comprovar que dizer asneiras durante o treino pode trazer vantagens como reduzir a dor e aumentar a resistência do corpo.

Fica a saber um bocadinho mais…

Um grupo de investigadores da Universidade de Keele, no Reino Unido, decidiu fazer uma série de testes para avaliar o efeito dos palavrões no rendimento das pessoas que fazem exercício físico com regularidade. Para isso, reuniram um grupo de voluntários para que estes fizessem alguns exercícios anaeróbicos e isométricos, com o intuito de avaliar o seu poder e força. Todos fizeram uma prova de 30 segundos a pedalar numa bicicleta, bem como uma prova de força com um dinamómetro.

Os exercícios eram os mesmos mas uma parte dos voluntários teve de dizer asneiras no final e analisando o desempenho final, os especialistas descobriram que existiam diferenças devido aos palavrões que nada tinham que ver com o esforço realizado. Os que disseram asneiras tiveram 4.6% melhor desempenho na bicicleta e 8% melhor desempenho na prova de força.

Isto comprova, portanto, que dizer asneiras melhora o rendimento ao fazer exercício. O co-autor do estudo, Richard Stephens, disse: “Dizer palavrões aumenta a tolerância à dor, a frequência cardíaca e diminui a percepção de dor”.

Surpreendidos?