Trocar de companheiro/a a cada 5 anos é o segredo para a felicidade
O sonho de muitas pessoas é encontrar um companheiro romântico com quem partilhar a sua vida. A verdade é que nem todos os relacionamentos dão certo e muitas vezes, o fim de um pode fazer-nos sentir mal ou fazer-nos acreditar que não somos bons o suficiente ou até que nascemos para estar sozinhos.
Este padrão de pensamento faz muitas pessoas perderem a esperança no amor mas aparentemente, quantos mais companheiros amorosos temos, mais felizes somos. Pelo menos é o que diz o psicólogo espanhol Rafael Santandreu no seu último livro…
No seu livro “Las gafas de la felicidad”, Rafael diz que acredita que os seres humanos não foram projetados para a monogamia e que essa maneira de estar, por norma apenas com uma pessoa num relacionamento amoroso, é o que gera a grande maioria dos nossos problemas no que toca a relações.
Em entrevista, ele explicou: “Vivemos o amor sentimental como algo não natural e assim, acabamos por entende-lo de uma maneira quase aberrante, e é por isso que funciona tudo tão mal”. Santandreu acredita mesmo que devemos trocar de companheiro a cada 5 anos para nos libertarmos das normas de relacionamento que nos foram impostas e para aceitarmos o nosso próprio poder de viver a vida tal e qual como queremos.
Ele explicou que a monogamia tem vindo a funcionar ao longo do tempo porque o homem é visto como o “possuidor” da mulher, e que a vida em casal que conhecemos é “a vida de um mestre e um escravo”.
Polémico, mas o que achas?
FONTE: O Segredo